Sinopse
Entre Janeiro e Agosto de 2022, percorremos os vales de Monção numa tentativa de explorar o carácter e a história deste território. Conhecemos pessoas, visitámos lugares e aprendemos sobre as rotinas e as tradições de quem vive no meio rural.
Esta viagem a que chamamos Trilogia dos Vales, terminou no dia 18 de setembro no palco do Cineteatro João Verde, em Monção, num espetáculo que juntou música, imagem e poesia, levando para cena não só as histórias mas as próprias pessoas que
habitam os vales de Monção. Todas estas memórias foram ainda registadas num documentário, apresentado e musicado ao vivo
durante o espetáculo, que hoje ganha vida própria, circulando em formato filme pelos festivais de cinema,
numa ode à simplicidade da vida rural.
Recolha
Janeiro a Junho 2022
Visitas aos lugares e povos de Monção, em busca de histórias, imagens, pessoas e sons que definem este território.
Ensaios
Julho a Setembro 2022
Sessões de preparação com a comunidade participante no evento final, em interação com músicos e coletividades da região.
Espetáculo
18 de Setembro 2022
Apresentação final no Cine Teatro João Verde.
16h
Entrada livre.
Pré-reservas
O que fizemos durante o projeto?
Mais que um espetáculo, a Trilogia dos Vales é um projeto com a comunidade. Durante 8 meses, a equipa do CLDS 4g Monção e a Associação Cultural Rock 'n' Cave foram ao encontro de várias pessoas e tradições. Com a ajuda da equipa do Space Ensemble, responsável pela direção musical e artística do espetáculo final, recolheram memórias, imagens e histórias que merecem ser ouvidas.
Pelos olhos e vozes da comunidade de Monção, levamos ao palco um espetáculo único sobre a memória coletiva deste território. Estas são algumas das características que encontrámos neste caminho.
O espetáculo
O espetáculo da Trilogia dos Vales 2022 foi o culminar de 8 meses de trabalho junto da comunidade. No dia 18 de setembro o Cineteatro João Verde, em Monção, recebeu o espetáculo que juntou em palco mais de 30 pessoas, entre músicos e habitantes locais, para contar as histórias e recriar as tradições deste território através da música, da imagem e da poesia.
O documentário Trilogia dos Vales é uma ode à simplicidade da vida rural. Inicialmente criado para a apresentação do espetáculo com o mesmo nome, o documentário leva-nos numa viagem através de testemunhos da vida quotidiana de pessoas que habitam os vales de Monção. À medida que as imagens são reveladas, é criada uma ode à simplicidade da vida rural deste território, acompanhada pela música tocada e gravada ao vivo na primeira apresentação do filme-concerto.
Equipa
Esta é a equipa que pensa, filma, fotografa e ouve as histórias que Monção tem para contar.
Vindas de áreas distintas e unidos pelo Space Ensemble, são estas as pessoas que tornam reais projetos como este.
Nuno Alves
Diretor artístico
Programador Cultural desde 1993, fundador de diversos projetos culturais como o Festival Paredes de Coura, Space Festival, Space Ensemble, Canal 180, Escola do Rock Paredes de Coura, entre outros. Foi curador de concertos de jazz na Casa da Música, Aula Magna, e outros locais. Diretor de Programação do Canal180. Diretor artístico e executivo em diversos projetos com comunidade em territórios de baixa densidade e iniciativas culturais, como 180 Creative Camp, Ciclo de Polinização de Paredes de Coura, “Uma Visita Real” (Paredes de Coura), “Trilogia dos Vales” (Monção 2017 e 2022), entre outros.
Samuel Coelho
Diretor Musical
Com raízes na música clássica, tem vindo a desenvolver uma linguagem muito própria, utilizando diversas fontes sonoras. Além de projetos a solo, integra e colabora com diversos projetos, como EL RUPE, Estranhofone, Mods Collective, Space Ensemble, Escola do Rock, Pata Fisica, Ondamarela, NACO, Hot Air Baloon, entre outros. Tem vindo a colaborar como diretor musical, compositor e instrumentista com Teatro Experimental do Porto, Máquina Agradável, Comédias do Minho e Teatro Oficina, dedicando-se também a liderar intervenções musicais criativas com comunidades.
Vera Menezes
Socióloga das Artes e Artista Plástica
Natural de Lisboa, em 2012 começou o seu percurso universitário na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, onde tirou uma licenciatura em Pintura. Mestre em Sociologia da Arte pela Erasmus University Rotterdam, onde aprofundou a inclusão social através de projectos artísticos. Foi assistente de programas públicos na Whitechapel Gallery e assistente de comunicação e projetos do artista Uriel Orlow. Trabalha como produtora cultural no Space Ensemble, com o objetivo de promover a dinamização cultural em territórios de baixa densidade.
Filipe Barreiro
Videografo
Nasceu em Ponte de Lima, vila onde actualmente reside. Iniciou o seu percurso académico em 2017 na Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR), nas Caldas da Rainha, onde se licenciou em Som e Imagem, tendo seguido o ramo de Cinevideo. Desde que iniciou o seu
percurso na área dos audiovisuais, trabalhou maioritariamente, em regime freelancer, como Realizador e Diretor de Fotografia de alguns projetos, desde curtas metragens de ficção a videoclips. Atualmente desempenha funções na produção de conteúdos audiovisuais no Space Ensemble.
Margarida Meira
Produção
Natural de Portalegre, tem uma vasta experiência em produção, programação cultural e agenciamento de artistas. É formada em Relações Públicas e já trabalhou na área de produção em projetos europeus e em diversos espaços e iniciativas culturais, como o CAEPortalegre, Portalegre JazzFest, Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra, Festival Iminente, Festa do Avante, Ciclo de Polinização de Paredes de Coura, entre outros. Criou e programou os festivais Portalegre Live Garden e Chinfrim Fest.
Sofia Pancada
Comunicação
Natural de Caldas da Rainha, nutre desde cedo um gosto especial pela cultura. Licenciou-se em Línguas, Literaturas e Culturas pela Faculdade de Letras da ULisboa. Foi na comunicação que encontrou um lugar para si na cultura, especializando-se em Comunicação Cultural pela NOVA FCSH. Colaborou com o Diário de Notícias e com o Festival de Teatro de Almada. Atualmente trabalha na área da comunicação para vários eventos culturais e projetos europeus.
Paula Jimenez
Fotógrafa
Nasceu em Gilbuena, Espanha. Tem formação superior em Iluminação, Captura e Tratamento de Imagem e uma pós-graduação em Fotojornalismo pela Universidade Autónoma de Barcelona. Realizou vários projetos pessoais no âmbito da fotografia documental, como "Matéria con alma" (2018), uma reportagem fotográfica sobre os ofícios artesanais de Granada e "Transilvânia Rural: O coração palpitante" (2019), na Roménia, ao abrigo da bolsa Erasmus para Jovens Empreendedores com a Associação da Juventude Transilvana (A.T.A).