• Trilogia dos Vales

    Documentário

    Um documentário sobre a vida rural em Monção, com uma banda sonora especial, gravada ao vivo na primeira apresentação pública à comunidade em formato de filme-concerto.

  • Exibições

    1

    MONTARIA.11 – Documentário e património rural

    14 de julho 2023 Largo do Souto, 22h

    Estreia

    2

    MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço

    1 de agosto 2023 Casa da Cultura de Melgaço, 15h

    Candidato ao Prémio Jean Loup Passek para Melhor longa-metragem internacional e Melhor documentário português

    3

    Space Festival

    11 de novembro 2023 Centro Cultural do Vale Do Mouro - Monção, 15h.

  •  

    Sinopse

     

    O documentário da Trilogia dos Vales é um filme gravado entre janeiro e setembro de 2022, durante o desenvolvimento do projeto homónimo, no concelho de Monção (Norte de Portugal). Inicialmente criado para ser apresentado durante o espetáculo da Trilogia dos Vales, num formato de filme-concerto com música ao vivo, o documentário começa ao ritmo de cantares locais, seguindo-se a voz envelhecida de um dos habitantes, que nos vai contando a sua história. À medida que mais imagens dos 3 vales de Monção são reveladas, somos levados numa viagem através de testemunhos da vida quotidiana de outras pessoas que habitam este território.

     

    Como é viver no meio rural? O que é que mudou? Que costumes se mantêm? Trilogia dos Vales traz as respostas numa ode à simplicidade da vida rural, ao mesmo tempo que traça um retrato de populações que vivem em territórios isolados em Portugal. Além dos testemunhos, as imagens são acompanhadas pela música tocada e gravada ao vivo na primeira apresentação do filme-concerto.

     

    Após terminado em janeiro de 2023, o documentário concorre agora a vários festivais de cinema, numa tentativa de apresentar um novo olhar sobre a vida rural e dar a conhecer as rotinas e as vivências de quem vive nas pequenas terras do norte do país.

     

     

     

    Ficha técnica

     

    Realização: Nuno Alves e Filipe Barreiro

    Direção de fotografia e montagem: Filipe Barreiro

    Direção musical: Samuel Martins Coelho

    Direção artística: Space Ensemble

    Recolha social: Vera Menezes, Filipe Barreiro e Paula Jiménez

    Música: Carina Albuquerque, Pedro Gonçalves de Oliveira, Rúben Barbosa, Samuel Martins Coelho e Sérgio Bastos

    Som: Manuel dos Reis

    Locução: Rita Moreira

    Coprodução: Space Ensemble e Associação Cultural Rock’n’Cave

    Promotor: CLDS 4G Monção

    Apoio: Município de Monção

    Inclui textos de: Lídia Pinheiro

    Com a participação de: Zulmira Alves Afonso. Matilde Glória Alves, Maria Castro, Felisbela Moreira, Maria de Fátima Dias Moreira, Maria Rodrigues Dias, Fernando Lourenço Afonso, Maria Aide Rodrigues, Maria dos Prazeres Moreira, Duartina Alves Fernandes, Rosa Alves Rodrigues, Teresa, Nelson, Carolina Rei, Alice Francisco, Eulália Caldas, Agueda Fernandes, Mónica Gonçalves e Grupo da Casa do Linho de Moreira